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Pense em Segurança
Março 2005
Vítimas de Aeromodelos
Segundo a Confederação Brasileria de Aeromodelismo (Cobra), de Novembro de 2000 até Novembro de 2001 registraram-se 182 acidentes com aeromodelos com vítimas. 4 delas foram fatais.
Procure um Instrutor
Não tente aprender sozinho. Escolha um bom instrutor. Dê preferência um credenciado pela ABA e leve seu modelo inteiro de volta para casa. Sem acidentes. Ou leve um saco de lixo para a pista.
Cheque seu modelo
Verificar cada componente de seu aeromodelo antes de cada voo é de fundamental importância ao voo seguro. Que tal fazer uma lista de ítens ?
Seja Responsável
Atitude consciente e responsável só faz bem às pessoas a sua volta, à você e ao seu equipamento. Um aeromodelo não é um brinquedo. Nas mãos de um irresponsável pode ser uma ameaça perigosa. Pode ferir e matar.
Mais alguém na minha frequência ?
Nunca ligue seu sistema de rádio sem antes verificar o quadro de frequências, se houver. Converse com seus companheiros de pista. Que tal um : "Bom dia estou na frequência 72.260 !"
Lembre-se que mesmo tomando essa providência, durante o decorrer do dia, outros modelistas podem chegar depois de você com rádios na sua frequência ! Quem usa a mesma frequência que você tem de ser seu amigo. Fique perto dele.
Um Clube é o caminho certo
Acostume-se a voar no Clube de sua cidade. Dê preferência aos clubes associados a Confederação Brasileria de Aeromodelismo (Cobra), orgão regulamentador do aeromodelis-mo no Brasil. Esse é o melhor lugar para começar a aprender e fazer amizades. Olhar o que os outros fazem também é uma boa forma de aprender.
Antes de decolar
As superfícies moveis se movimentam corretamente ?
O rádio tem alcance suficiente ?
Os trims estão nas posições corretas ?
Não ligue seu motor com o escape virado para o público ou outros modelistas.
Após afinar o motor faça um teste com o modelo inclinado à 45 graus.
Cheque a direção do vento. Decolar a favor do vento é um péssimo começo.
A pista está livre ?
Sinalize suas intenções : "Vou decolar !"
Um bom dia de voô começa no dia anterior
Carregue as baterias do sistema de rádio na noite anterior.
Verifique se estão em condições de uso periodicamente nos intervalos de cada voo.
Leia alerta de fogo aqui.

Não use
Hélices ou rotores de helicópteros de metal.
Hélices reparadas.
Bordos de ataque afiados ou muito finos.
Spinners pontiagudos
Equipamento de rádio desprotegido das vibrações.
Lastros ou quaisquer peças pesadas sujeitas a alijamento
Durante o voo

Após a decolagem faça sempre uma curva na direção oposta à posição do público e dos veículos. Afaste-se deles.
Não voe seu modelo na frente do sol. Você pode ser ofusca-do e perdê-lo.
Evite cabos e linhas de transmissão.
Não permita que seu modelo se afaste muito. Quanto mais longe mais difícil será enxergá-lo.
Controle o tempo de voo. É muito fácil entrar em pane seca.
Sinalize sua intensão de pousar. Grite !
A pista está livre ?
Em caso de emergência tente ficar calmo. Peça ajuda.
Em caso de acidente assuma a responsabilidade e comuni-que à diretoria de seu clube ou àa ABA (caso esteja voando em área regulamentada pela entidade).

Não voe

Um modelo na presença de público, ainda não testado .
Em áreas densamente povoadas ou sensíveis ao ruído.
Sobre o público e veículos.
Próximo a aeroportos.


Cuidado com o Combustível

Combustível para modelos é altamente inflamável. Pior que is-so : sua chama é quase invisível.
Armazene-o em lugar fresco e escuro.
Não exponha-o ao sol ou a fontes de calor.
Mantenha-o longe do alcance de crianças.
Nunca use querosene, gasolina ou tiner num motor glow.
Nunca ligue o motor em lugares fechados e sem ventilação.
Nunca reutilize a embalagem vazia.

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